quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A independência financeira

Salve Pessoal!

Seguindo a linha no que penso para esse início do blog, hoje apresento o que seria a minha meta de "Independência Financeira".

Mas o que seria, para mim, a independência financeira?

É o viver sem obrigação. Trabalhar no que quisesse e quando quisesse. Acredito que não me encaixo no perfil de dar o grande "foda-se" e viver o resto da vida sem fazer nada, então a renda passiva deverá cobrir apenas os gastos essenciais.

E de quanto dinheiro estamos falando?

Estamos falando de fucking R$ 5.300.000! Isso mesmo Confrades, é grana para baralho!


Cheguei a esse valor da seguinte forma:

  • Gasto mensal atual = R$ 8.000.
    •  Na realidade, o meu gasto é ligeiramente menor, mas resolvi considerar esse valor para cobrir quaisquer imprevistos ao longo do tempo e de decisões sobre a vida ainda não tomadas.
  •  Tempo para o atingimento da IF = 20 anos / 240 meses.
    • É muito tempo, eu sei. A expectativa é aumentar o valor dos aportes para diminuir esse tempo de caminhada.
  •  Inflação anual considerada = 5,00% a.a. / 0,4070% a.m.
    • O Brasil tem histórico de inflação alta, por isso acredito que a inflação futura média seja acima da meta de 4,5% a.a.
  •  Valor Inicial da Carteira = R$ 173.568,68 
  • Rentabilidade média considerada = 11,35% a.a. / 0,90% a.m.

Fazendo algumas contas:


  • Gasto mensal atualizado em 2037 = R$ 21.200,00
    • Atualizado no período com a inflação considerada.
  • Então, para gerar esse valor de R$ 21.200 à uma TSR de 0,40% a.m. é necessário R$ 5.300.000. 
  • E para chegar nesse valor é necessário um aporte de R$ 4.520,00.
    • Esse é o meu trunfo, tenho folga orçamentária para conseguir cumprir tal meta mensal e se fizer um levantamento minucioso de despesas a acredito que consigo um valor maior.

 Mas como atingir esse valor?

A estratégia que irei utilizar é atacar os 2 lados da problema, é aumentar as receitas e diminuir as despesas de forma a turbinar o aporte e a renda passiva.

 Do lado das receitas:
  • Procurar investimentos de renda fixa com a melhor rentabilidade observando a liquidez desses;
  • Entrar na renda variável, após um período de estudo;
  • Vender/desapegar de coisas inúteis adquiridas e guardadas a muito tempo.
 As despesas:
  • A princípio: redução de planos de celular e TV por assinatura;
  • Levantamento sério, durante uns 3 meses, das despesas variáveis do mês. (Qualquer centavo não gasto é centavo ganho. Quack!). Essas despesas são responsáveis por cerca de 30% das despesas mensais.

Com certeza esses números serão modificados ao longo do tempo, portanto, esse post será republicado a cada atualização.

Críticas e comentários sobre os métodos, contas,  percentuais e valores são bem vindos.

Acredito que com esse post termino o que imaginei para o início do blog (apresentação - carteira atual - meta de IF), agora estarei mais livre para postar sobre outros assuntos.

Desculpem os possíveis erros de português, bons investimentos a todos e até o próximo post.
Abraços!

13 comentários:

  1. Olá LI,

    O valor que você estabeleceu é alto, mas condiz com seus aportes.
    Eu não estabeleci a quantidade de dinheiro que vou precisar para IF. A minha conta é quando eu tiver uma renda passiva que seja o dobro dos meus gastos eu irei fazer outros trabalhos.

    Bons investimentos a nós.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é alto, acredito que ao longo da caminhada e buscando uma vida mais frugal ele possa diminuir.
      Abraço!

      Excluir
  2. Não se esqueça de viver também. Eu economizei bastante durante o período que entrei nessa jornada da IF, mas as vezes percebo que poderia ter feito mais coisas. Fiquei tão afoito tentando economizar em algumas coisas que acabei gastando em outras de raiva ou burrice.

    Eu coloquei fazer pelo menos uma viagem legal por ano, pois percebi que estava preso ao meu trabalho e não viajava pra nenhum lugar, exceto a trabalho, a mais de 5 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, encontrar esse ponto ótimo entre a vida frugal e o "aproveitar" será um desafio. No orçamento mensal fixei um percentual para o "aproveitar", agora com o passar dos meses vou observar se está superestimado ou não.
      Abraço.

      Excluir
  3. Ligo, parabéns pela evolução, estou começando agora, se puder add meu blog a sua lista de blogs e dar uma passadinha por la, ficarei agradecido: http://investidorturco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu economizei muito com a TV a cabo, parti para o mundo pirata da tv a cabo, hoje tenho todos os canais sem pagar nada !! e não tenho vergonha nem dizer isso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show Stifler! Tem uns aparelhos "made in Paraguai" que conseguem captar o sinal do satélite das operadoras na faixa, dizem que são mto bons.

      Excluir
  5. Grande Ligo! Seja bem vindo ao mundo fora da matrix kkkkk

    Bacana sua história, temos que ter disciplina e perseverança para alcançar nossas metas.

    continue na luta!

    Forte abraço e boa sorte aeeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Marujo! Adicionei seu blog para acompanhar! Força, foco e fé!
      Abraço!

      Excluir
  6. Fala Ligo, nao to entendendo sua preocupação com a liquidez, vc sabe que quanto mais liquido menor o retorno. E se o dinheiro é para daqui a 20 anos nao vejo sentido nesta sua preocupação. A não ser é claro o colchão de segurança, e como vc é funça acho que uns 3 meses de despesas tá bao demais.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Grande Piloto, valeu a visita!
    Então, a preocupação seria em deixar dinheiro rendendo em produtos que demandam mais tempo de maturação em bancos de pequeno e médio porte. Terei que analisar essas instituições para depois colocar dinheiro lá.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Ligo,

    Curti haha ainda mais o gif do Hermes e Renato kkk

    Abraços do BnA

    ResponderExcluir